segunda-feira, 3 de maio de 2010

Por entre o Douro e o Sabor II




Por entre o Douro e o Sabor II

1ª etapa do Waypoint Trail Challenge dois mil e 10

10 e 11 de Abril

Foi com um fantástico fim-de-semana de sol que a região do Douro Superior recebeu a primeira prova do WTC dois mil e 10. Para esta prova a organização escolheu a região entre Torre de Moncorvo e Mogadouro, limitada a Oeste pelo rio Sabor e a Este pelo Douro. Esta é uma região onde abundam capelas e igrejas em locais elevados, rios e ribeiras com bastantes passagens a vau e paisagens magníficas sobre os rios Douro e Sabor.

A praça da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo foi o local escolhido para o início de mais esta prova; curiosamente, foi também o local onde se realizou o final da última prova do ano passado. Pelas 15h e depois do habitual briefing inicial e da preparação das estratégias por parte dos participantes, deu-se início à primeira parte da prova que iria terminar ao final do dia em Mogadouro.

Pelo facto de o levantamento da prova ter sido feito em condições bem mais complicadas que as encontradas pelos participantes, com muita chuva e lama, a prova mostrou-se bem mais fácil do que o esperado, pois muitos dos pontos que apareciam identificados com tendo alguma dificuldade na realidade não a tinham, sendo mesmo grande parte deles muito acessíveis. Esta facilidade nos percursos levou a que os participantes pudessem desfrutar mais das magníficas paisagens, pois não necessitavam estar tão concentrados no terreno, saindo beneficiada nesta prova a componente mototurística. E tudo isto se foi notando com a chegada dos participantes no final do dia, com as suas conversas baseadas na beleza dos locais por onde passaram. O dia só ficaria terminado depois de um bom jantar e uma passagem por um Bar de Mogadouro onde se puderam divertir à noite sem restrições, pois tinham um autocarro disponível para os levar de regresso ao Parque de Campismo.

Domingo, a partida estava marcada para as 9 horas da manhã e, embora alguns participantes tivessem tido uma curta noite de sono, poucos foram os que não se apresentaram a horas neste início do segundo dia. Para este dia o plano comum a todas as equipas era completarem as estratégias delineadas no dia anterior, plano esse que foi concretizado por muitas equipas sendo, no final, o sentimento de satisfação comum entre todos. Esta prova não podia acabar sem a famosa Posta Mirandesa que fez parte do almoço final, em que mais uma vez o convívio entre os participantes saiu reforçado.

No final a classificação ficou assim ordenada: 1º lugar Equipa Os terrível – Pedro Leite / Paulo Carvalho com 5650 pontos; 2º lugar Equipa Landmart – Luis Martinho / Luis Isaque com 4900 pontos e em 3º lugar Equipa T8 – António Quitério / Fátima Caetano com 4700 pontos

Entre todos os outros participantes houve uma equipa que se destacou, a equipa Landparts/Azimute - Paulo Acácio / Pedro Azevedo, pois conseguiram 6400 pontos o que lhe daria o primeiro lugar, mas um furo num pneu já no regresso ao local de chegada fê-los penalizar acima do permitido pelos regulamentos tendo sido desclassificados.

O Waypoint Trail Challenge ruma agora mais para sul, para a Serra da Malcata, no fim-de-semana de 25 a 27 de Junho, e como novidade os participantes encontrarão uma pequena especial nocturna e um acampamento residente de dois dias.

Mais fotos aqui


Sem comentários: