quarta-feira, 4 de novembro de 2009




3º Waypoint Trail Challenge 09 – por entre o Douro e o Sabor


Foi no passado fim-de-semana de 17 e 18 de Outubro, na região do “Douro Superior” que decorreu o 3º e último Waypoint Trail Challenge 09. Esta região, que é classificada pela Unesco como “Património Mundial da Humanidade”, ficou também recentemente em sétimo lugar dos destinos turísticos sustentáveis do mundo, numa classificação atribuída pela “National Geographic Society”. A organização não podia ter escolhido melhor local para fechar o WTC 09.

Fruto do empenho da Associação de Municípios do Douro Superior, que reuniu sinergias entre três autarquias - Foz Côa, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo -, esta prova foi a mais extensa do WTC. Com uma área de carta com mais de 550 Kms², dilatados pelos grandes declives que tornam as distâncias ainda maiores, foi necessário também que a prova tivesse uma maior duração, com perto de 11 horas, divididas por dois dias, sendo desta forma também a mais “longa”.

Para os participantes que optaram por chegar logo na sexta-feira a organização tinha preparado a recepção na praia fluvial da Foz do Sabor, onde o bar abriu em exclusivo para este evento.

Já no Sábado de manhã, foi a bonita Câmara Municipal de Foz Côa que serviu de palco para o início da prova, com o já habitual briefing e entrega das cartas.

Devido à extensão da carta e ao facto de termos o rio Douro a dividi-la, a maior parte dos participantes decidiu “atacar” os pontos a sul do Douro até ao ponto do Almoço, que ficava localizado numa quinta vinhateira mesmo sobre o Douro, junto à barragem do Pocinho, deixando a parte norte para a tarde, a caminho de Freixo de Espada à Cinta, onde era a chegada desse dia. Após a chegada de todos ao CHC1, localizado nos Paços do Conselho de Freixo de Espada à Cinta, os participantes seguiram em caravana para o local do acampamento, localizado na praia fluvial da Congida, no complexo “Moradias do Douro Internacional” que estava todo por conta do WTC.

Após um merecido banho e um pouco de descanso, um autocarro, cedido pela Câmara de Freixo, levou os participantes para o jantar, onde puderam partilhar as suas experiências do dia, ao sabor da melhor cozinha regional. Falou-se das fantásticas paisagens, dos marcos geodésicos com vistas loucas, das capelas em lugares quase inacessíveis, dos apeadeiros da antiga linha do Douro, já desactivada, dos caminhos arranjados entre as vinhas e, como não podia deixar de ser, do majestoso Rio Douro, com o seu imponente espelho de água, a que ninguém consegue ficar indiferente. Foi com num ambiente divertido e ao som de Bob Marley que se fez o regresso de autocarro, dando ainda tempo para uma passagem pelo bar da Praia Fluvial da Congida para mais uma alegre cavaqueira.

Para o 2º dia, a Organização tinha preparado uma surpresa: após a chegada à Igreja Matriz de Freixo, e no briefing antes da partida, foram anunciados mais seis pontos que completavam estratégias e entregues as seis fotos correspondentes. Esta notícia levou as equipas a reformularem a estratégia, obrigando-os, tal como no primeiro dia, a estudar a carta e a fazer novas contas.

Neste segundo dia, a maioria dos participantes optou por fazer a parte norte da carta, onde se destacava a margem do rio Douro em direcção a Mazouco e a Mata Nacional do Reboredo; esta já em direcção ao ponto de chegada na Igreja matriz de Torre de Moncorvo, onde os esperava uma prova de enchidos e queijos da região regados pelo famoso Vinho do Porto.

Depois de todas as equipas controlarem, seguiram em caravana para a Quinta de Vila Maior, na foz do Sabor onde decorreu o almoço final, não faltando a tradicional posta mirandesa na ementa.

A Classificação final ficou assim ordenada: 1º lugar – equipa 22, Vespósauros-MCP – Sérgio Correia e Vasco Rodrigues; 2º lugar – equipa 39, motoXplorers.com – Carlos Azevedo e Enrique Diaz; 3º lugar – equipa 01, OesteAdventures – Ricardo Andrés e Paulo Barroso.

Balanço WTC 09 – Organização, Filipe Elias

O Waypoint Trail Challenge em 2009 ganhou o seu lugar no panorama mototurístico nacional, o que nos alegra bastante. Num ano de crise, todos os patrocinadores aumentaram a sua participação neste evento e todas as autarquias que contactámos aceitaram de imediato essa parceria, não tendo sido necessário fazer segundas escolhas. O número de participantes também surpreendeu por não ter parado de crescer, o que nos dá um bom sinal da validade deste projecto. Com todas estas ajudas, pudemos organizar um evento de muita qualidade, por um valor de inscrição baixo, e esta sempre foi a nossa preocupação. Para podermos oferecer essa qualidade, a escolha dos locais foi essencial e, para isso, tivemos sempre em conta as belezas naturais de cada região e o tipo de caminhos que nelas existe, podendo assim proporcionar novas experiências aos participantes, mostrando o que de melhor Portugal tem.

1 comentário:

Filipe Matos Lage disse...

Boas Tardes!

Já há datas para o próximo ano? É que em consulta ao calendário do motoxplorers.com dei lá com duas datas em Abril e Julho!
Será que podiam informar se estão correctas e se há mais, para eu poder organizar o meu calendário?
Obrigado

Abraço

Filipe Matos Lage