quarta-feira, 3 de junho de 2009






Depois do sucesso da etapa de Gouveia do ano passado, este ano o WTC não podia ter começado melhor.
Tal como no ano passado foi na Câmara Municipal de Gouveia que se montou a secretaria e se realizou o briefing habitual. Pelo facto de estarem inscritos muitos estreantes, esta prova teve um briefing mais pormenorizado, com a intenção de preparar melhor todos os que pela primeira vez se quiseram aventurar no WTC. A escolha das estratégias por parte das equipas exigia uma atenção redobrada, já que esta prova tinha apenas uma carta e as estratégias eram desde logo pensadas em função dos dois dias, havendo apenas uma classificação no final do segundo dia.
A zona da serra onde estavam localizados os waypoints deste ano era muito diferente da que os participantes encontraram no ano passado, tendo um tipo terreno muito diversificado onde se podia encontrar terra, pedra, cascalho e areia, e com uma paisagem bastante diferente e variada, mas sempre deixando uma sensação de evasão extrema, pois alguns dos pontos estavam situados acima da cota dos 1500 metros, com paisagens incríveis que, como começa a ser tradição no WTC, permitiram tirar bonitas fotos. Com um total de 45 waypoints à escolha e com os pontos de dificuldade acrescida bem identificados no mapa, era fácil escolher o tipo de prova que cada equipa queria fazer, uns numa toada mais agressiva e difícil, outros valorizando mais a descontracção e o passeio: todos chegaram ao final encantados com a Nossa Estrela.
Começa a ser cada vez mais uma preocupação da organização criar pontos de fácil acesso, para que aqueles que apenas vão para passear, muitos deles com pendura, possam divertir-se e contemplar as paisagens e os locais fantásticos que estes roteiros do WTC oferecem.
No final do primeiro dia, a chegada ao Vale do Rossim, no cimo da Serra da Estrela ficou marcada pelo frio e nevoeiro, que foram uma constante durante toda a noite, chegando-se mesmo a ter temperaturas abaixo de 0º. Estas condições levaram à alteração do local do jantar, tendo sido este improvisado no edifício da recepção onde alguns dos participantes acabaram também por dormir. Para maior parte das equipas o frio não foi problema e, com a ajuda de um bom chá escocês (20 anos), foi mesmo na tenda que passaram a noite dando a este Bivouac Bomcar um colorido bem especial.
Com o início do segundo dia e com o céu completamente limpo, pois estávamos acima das nuvens, começou o desmontar do acampamento, seguido do pequeno-almoço. Antes da partida os participantes fizeram ainda alguns ajustes na sua prova, pois o objectivo para este segundo dia era completar as estratégias começadas no dia anterior e regressar a Gouveia dentro do horário previsto para não penalizar.
Depois da chegada de todos os participantes seguiu-se o almoço de encerramento no Hotel de Gouveia que contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Gouveia, Dr. Carlos Peixoto, também ele aficionado das motos e do Todo-o-Terreno.
No final do almoço seguiu-se a apresentação das classificações e entrega das lembranças. Os três primeiros classificados ficaram assim ordenados: 1º lugar os campeões do ano passado, equipa 01 OesteAdventures com 6050 pontos; em 2º lugar um dos estreantes do Moto Clube do Porto equipa 22 Vesp'o-Sauros com 5700 pontos tendo sido a equipa que mais Waypoints visitou num total de 30; e em 3º lugar, também do Moto Clube do Porto a equipa 08 Transalves com 5500 pontos. Quem teve também um lugar de destaque foi a divertida equipa 07 - Moinantes (Rodolfo Gonçalves e Inês Carvalho) os dois numa GSA que ficaram num brilhante 5º lugar e fizeram mesmo um dos dois pontos de dificuldade máxima que só foi feito por 4 equipas.
O WTC segue agora para a Pampilhosa da Serra no fim-de-semana de 4 e 5 de Julho para mais uma grande Aventura.












1 comentário:

Unknown disse...

Bom dia, acho que devia ser publicada a classificação de todos os participantes conforme foi dito, durante o evento.

Joaquim Silva